CURSO DE TURISMO: RECEPCIONISTA, CAMAREIRA E GUIA PARA MULHERES

CURSO DE TURISMO: RECEPCIONISTA, CAMAREIRA E GUIA PARA MULHERES

Descrição

DESCRIÇÃO

CURSO DE TURISMO: RECEPCIONISTA, CAMAREIRA E GUIA PARA MULHERES

Duração 20 horas

Objetivo do curso: Capacitar mulheres com conhecimentos e habilidades fundamentais para atuar nas áreas de recepção, camareira e guia de turismo, com foco em atividades práticas e excelência no atendimento ao cliente.

 

Conteúdo Programático

Módulo 1: Introdução ao Turismo (2h)

Objetivo: 

Apresentar os conceitos básicos e a importância do turismo. 

Conteúdo: 

  • Conceitos e história do turismo
  • Segmentos do turismo (cultural, de negócios, de lazer, etc.) 
  • Importância do turismo para a economia e a sociedade
  • Perfil e expectativas dos turistas 

Atividades Práticas: 

  • Discussão em grupo sobre experiências pessoais em turismo 
  • Exercício de mapeamento de pontos turísticos locais 

Bibliografia Sugerida: 

  • CASTRO, Maria. "Introdução ao Turismo: Teoria e Prática". Editora Senac, 2018. 

Módulo 2: Recepcionista de Hotel (4h) 

Objetivo: 

Capacitar para o atendimento ao cliente na recepção de hotéis.

Conteúdo: 

  • Funções e responsabilidades de uma recepcionista 
  • Técnicas de atendimento ao cliente 
  • Check-in e check-out: procedimentos e boas práticas 
  • Gestão de reservas e sistemas de informação hoteleira 

Atividades Práticas: 

  • Simulação de check-in e check-out com colegas 
  • Utilização de software de gestão hoteleira 

Bibliografia Sugerida:

  •  SILVA, João. "Recepção em Hotelaria: Técnicas e Práticas". Editora Técnica, 2019. 

Módulo 3: Camareira (4h) 

Objetivo: 

Ensinar técnicas de limpeza e arrumação de quartos de hotel. 

Conteúdo: 

  • Funções e responsabilidades de uma camareira 
  • Procedimentos de limpeza e arrumação de quartos 
  • Uso de produtos de limpeza e equipamentos
  • Boas práticas de higiene e segurança 

Atividades Práticas: 

  • Prática de arrumação de camas e limpeza de quartos 
  • Demonstração de uso correto de produtos e equipamentos 

Bibliografia Sugerida: 

  • PEREIRA, Ana. "Manual de Limpeza e Arrumação em Hotelaria". Editora Ciência Moderna, 2017. 

Módulo 4: Guia de Turismo (4h)

Objetivo: 

Capacitar para a condução de grupos turísticos e interpretação de pontos turísticos. 

Conteúdo: 

  • Funções e responsabilidades de um guia de turismo 
  • Planejamento de roteiros turísticos 
  • Técnicas de comunicação e interpretação 
  • Gestão de grupos e atendimento a diferentes perfis de turistas

Atividades Práticas: 

  • Elaboração e apresentação de roteiros turísticos 
  • Simulação de condução de grupos turísticos 

Bibliografia Sugerida:

  • ALMEIDA, Carlos. "Guia de Turismo: Teoria e Prática". Editora Senai, 2019. 

Módulo 5: Atendimento ao Cliente e Hospitalidade (2h) 

Objetivo: Desenvolver habilidades de atendimento e hospitalidade. 

Conteúdo: 

  • Conceitos de hospitalidade e atendimento ao cliente 
  • Técnicas de comunicação e relacionamento interpessoal 
  • Resolução de conflitos e gestão de reclamações 
  • Importância do feedback do cliente 

Atividades Práticas: 

  • Role-playing de situações de atendimento ao cliente 
  • Exercícios de escuta ativa e comunicação eficaz 

Bibliografia Sugerida: 

  • MARTINS, Paulo. "Excelência no Atendimento ao Cliente". Editora Técnica, 2020. 

Módulo 6: Boas Práticas e Sustentabilidade no Turismo (2h) 

*Objetivo*: 

Ensinar as boas práticas e a importância da sustentabilidade no turismo. 

*Conteúdo*: 

  • Princípios de sustentabilidade no turismo - Boas práticas ambientais e sociais 
  • Ética e responsabilidade profissional no turismo 
  • Documentação e relatórios técnicos 

Atividades Práticas: 

  • Estudo de casos de boas práticas em turismo sustentável 
  • Elaboração de um plano de ação sustentável para um hotel ou roteiro turístico 

Bibliografia Sugerida:

  • LIMA, Fernanda. "Sustentabilidade no Turismo". Editora Senac, 2018. 

Módulo 7: Avaliação e Conclusão (2h) 

Objetivo: 

Avaliar o conhecimento adquirido e concluir o curso com uma prática integradora. 

Conteúdo: 

  • Revisão dos principais conceitos e práticas 
  • Prova teórica e prática 
  • Feedback individual e em grupo
  • Cerimônia de encerramento e entrega de certificados 

Atividades Práticas:

  • Prova teórica com questões objetivas 
  • Prova prática simulando atividades de recepção, camareira e guia de turismo 
  • Discussão em grupo sobre desafios e soluções encontradas 

Bibliografia Sugerida: 

  • CASTRO, Maria. "Introdução ao Turismo: Teoria e Prática". Editora Senac, 2018. 
  • SILVA, João. "Recepção em Hotelaria: Técnicas e Práticas". Editora Técnica, 2019.
  • PEREIRA, Ana. "Manual de Limpeza e Arrumação em Hotelaria". Editora Ciência Moderna, 2017. - ALMEIDA, Carlos. "Guia de Turismo: Teoria e Prática". Editora Senai, 2019. 
  • MARTINS, Paulo. "Excelência no Atendimento ao Cliente". Editora Técnica, 2020. 
  • LIMA, Fernanda. "Sustentabilidade no Turismo". Editora Senac, 2018. 

Este curso foi desenhado para proporcionar uma formação completa em turismo, com foco em práticas seguras e eficientes, capacitando as participantes a atuarem como recepcionistas, camareiras e guias de turismo de forma autônoma e profissional. 

Requisitos de Acesso
CONEXÃO DE INTERNET

Conexão de banda larga de 1Mbps ou superior.

SOFTWARE
  1. Windows XP, Vista ou superior com as atualizações mais recentes instaladas.
  2. Chrome, Firefox, Internet Explorer 11 ou superior
SEU COMPUTADOR
  1. Processador 2.0 GHz ou superior.
  2. Memória RAM 512 Mb para WIndows XP, 1Gb para Windows Vista ou superior.
  3. Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board.
  4. HD com 10Gb livres.
  5. Monitor 800x600 pixels.
MOBILE
  1. Android 4.1 ou superior
  2. IOS 8 ou superior

Importante: Independentemente do tipo do seu navegador, você precisa estar com os cookies ativados. Ative também o JavaScript, se for compatível com seu navegador. Para melhor experiência, recomendamos ao usuário a utilização do Chrome ou Firefox.

Sobre a disponibilização

Seu acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após a confirmação da compra.

CURSO DE TURISMO: RECEPCIONISTA, CAMAREIRA E GUIA PARA MULHERES
indisponível no momento.