CURSO DE TURISMO: RECEPCIONISTA,CAMAREIRA E GUIA PARA MULHERES -FORTALEZA - T2

CURSO DE TURISMO: RECEPCIONISTA,CAMAREIRA E GUIA PARA MULHERES -FORTALEZA - T2

Descrição

CURSO DE TURISMO: RECEPCIONISTA,CAMAREIRA E GUIA PARA MULHERES - FORTALEZA - TURMA 2

Descrição de datas

FORTALEZA - TURMA 2 - 16/12 A 20/12

Conteúdo Programático

Módulo 1: Introdução ao Turismo (2h)
*Objetivo*: Apresentar os conceitos básicos e a importância do turismo.
*Conteúdo*:
- Conceitos e história do turismo
- Segmentos do turismo (cultural, de negócios, de lazer, etc.)
- Importância do turismo para a economia e a sociedade
- Perfil e expectativas dos turistas
*Atividades Práticas*:
- Discussão em grupo sobre experiências pessoais em turismo
- Exercício de mapeamento de pontos turísticos locais
Bibliografia Sugerida:
- CASTRO, Maria. "Introdução ao Turismo: Teoria e Prática". Editora Senac, 2018

Módulo 2: Recepcionista de Hotel (4h)
*Objetivo*: Capacitar para o atendimento ao cliente na recepção de hotéis.*Conteúdo*:
- Funções e responsabilidades de uma recepcionista
- Técnicas de atendimento ao cliente
- Check-in e check-out: procedimentos e boas práticas
- Gestão de reservas e sistemas de informação hoteleira
*Atividades Práticas*:
- Simulação de check-in e check-out com colegas
- Utilização de software de gestão hoteleira
Bibliografia Sugerida:
- SILVA, João. "Recepção em Hotelaria: Técnicas e Práticas". Editora Técnica, 2019.

Módulo 3: Camareira (4h)
*Objetivo*: Ensinar técnicas de limpeza e arrumação de quartos de hotel.
*Conteúdo*:
- Funções e responsabilidades de uma camareira
- Procedimentos de limpeza e arrumação de quartos
- Uso de produtos de limpeza e equipamentos
- Boas práticas de higiene e segurança
*Atividades Práticas*:
- Prática de arrumação de camas e limpeza de quartos
- Demonstração de uso correto de produtos e equipamentos
Bibliografia Sugerida:
- PEREIRA, Ana. "Manual de Limpeza e Arrumação em Hotelaria". Editora Ciência Moderna, 2017.

Módulo 4: Guia de Turismo (4h)
*Objetivo*: Capacitar para a condução de grupos turísticos e interpretação de pontos turísticos.
*Conteúdo*:
- Funções e responsabilidades de um guia de turismo
- Planejamento de roteiros turísticos
- Técnicas de comunicação e interpretação
- Gestão de grupos e atendimento a diferentes perfis de turistas
*Atividades Práticas*:
- Elaboração e apresentação de roteiros turísticos
- Simulação de condução de grupos turísticos
Bibliografia Sugerida:Documento assinado eletronicamente por: MARIA GLORIA MATOS BATISTA em 26/07/2024, às 13:47 JESSIVANIA SILVEIRA MARTINS em 26/07/2024, às 13:25 (horário local do Estado do Ceará),
conforme disposto no Decreto Estadual nº 34.097, de 8 de junho de 2021.
Para conferir, acesse o site https://suite.ce.gov.br/validar-documento e informe o código 24F9-35D9-0D44-413A.- ALMEIDA, Carlos. "Guia de Turismo: Teoria e Prática". Editora Senai, 2019.

Módulo 5: Atendimento ao Cliente e Hospitalidade (2h)
*Objetivo*: Desenvolver habilidades de atendimento e hospitalidade.
*Conteúdo*:
- Conceitos de hospitalidade e atendimento ao cliente
- Técnicas de comunicação e relacionamento interpessoal
- Resolução de conflitos e gestão de reclamações
- Importância do feedback do cliente
*Atividades Práticas*:
- Role-playing de situações de atendimento ao cliente
- Exercícios de escuta ativa e comunicação eficaz
Bibliografia Sugerida:
- MARTINS, Paulo. "Excelência no Atendimento ao Cliente". Editora Técnica, 2020.

Módulo 6: Boas Práticas e Sustentabilidade no Turismo (2h)
*Objetivo*: Ensinar as boas práticas e a importância da sustentabilidade no turismo.
*Conteúdo*:
- Princípios de sustentabilidade no turismo
- Boas práticas ambientais e sociais
- Ética e responsabilidade profissional no turismo
- Documentação e relatórios técnicos
*Atividades Práticas*:
- Estudo de casos de boas práticas em turismo sustentável
- Elaboração de um plano de ação sustentável para um hotel ou roteiro turístico
Bibliografia Sugerida:- LIMA, Fernanda. "Sustentabilidade no Turismo". Editora Senac, 2018.

Módulo 7: Avaliação e Conclusão (2h)
*Objetivo*: Avaliar o conhecimento adquirido e concluir o curso com uma prática integradora.
*Conteúdo*:
- Revisão dos principais conceitos e práticas
- Prova teórica e prática
- Feedback individual e em grupo
- Cerimônia de encerramento e entrega de certificados
*Atividades Práticas*:- Prova teórica com questões objetivas
- Prova prática simulando atividades de recepção, camareira e guia de turismo
- Discussão em grupo sobre desafios e soluções encontradas

Bibliografia Sugerida:
- CASTRO, Maria. "Introdução ao Turismo: Teoria e Prática". Editora Senac, 2018.
- SILVA, João. "Recepção em Hotelaria: Técnicas e Práticas". Editora Técnica, 2019.
- PEREIRA, Ana. "Manual de Limpeza e Arrumação em Hotelaria". Editora Ciência Moderna, 2017.
- ALMEIDA, Carlos. "Guia de Turismo: Teoria e Prática". Editora Senai, 2019.
- MARTINS, Paulo. "Excelência no Atendimento ao Cliente". Editora Técnica, 2020.
- LIMA, Fernanda. "Sustentabilidade no Turismo". Editora Senac, 2018.


Requisitos de Acesso
CONEXÃO DE INTERNET

Conexão de banda larga de 1Mbps ou superior.

SOFTWARE
  1. Windows XP, Vista ou superior com as atualizações mais recentes instaladas.
  2. Chrome, Firefox, Internet Explorer 11 ou superior
SEU COMPUTADOR
  1. Processador 2.0 GHz ou superior.
  2. Memória RAM 512 Mb para WIndows XP, 1Gb para Windows Vista ou superior.
  3. Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board.
  4. HD com 10Gb livres.
  5. Monitor 800x600 pixels.
MOBILE
  1. Android 4.1 ou superior
  2. IOS 8 ou superior

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