Descrição
CURSO DE TURISMO: RECEPCIONISTA,CAMAREIRA E GUIA PARA MULHERES - FORTALEZA - TURMA 2
Descrição de datas
FORTALEZA - TURMA 2 - 16/12 A 20/12
Conteúdo Programático
Módulo 1: Introdução ao Turismo (2h)
*Objetivo*: Apresentar os conceitos básicos e a importância do turismo.
*Conteúdo*:
- Conceitos e história do turismo
- Segmentos do turismo (cultural, de negócios, de lazer, etc.)
- Importância do turismo para a economia e a sociedade
- Perfil e expectativas dos turistas
*Atividades Práticas*:
- Discussão em grupo sobre experiências pessoais em turismo
- Exercício de mapeamento de pontos turísticos locais
Bibliografia Sugerida:
- CASTRO, Maria. "Introdução ao Turismo: Teoria e Prática". Editora Senac, 2018
Módulo 2: Recepcionista de Hotel (4h)
*Objetivo*: Capacitar para o atendimento ao cliente na recepção de hotéis.*Conteúdo*:
- Funções e responsabilidades de uma recepcionista
- Técnicas de atendimento ao cliente
- Check-in e check-out: procedimentos e boas práticas
- Gestão de reservas e sistemas de informação hoteleira
*Atividades Práticas*:
- Simulação de check-in e check-out com colegas
- Utilização de software de gestão hoteleira
Bibliografia Sugerida:
- SILVA, João. "Recepção em Hotelaria: Técnicas e Práticas". Editora Técnica, 2019.
Módulo 3: Camareira (4h)
*Objetivo*: Ensinar técnicas de limpeza e arrumação de quartos de hotel.
*Conteúdo*:
- Funções e responsabilidades de uma camareira
- Procedimentos de limpeza e arrumação de quartos
- Uso de produtos de limpeza e equipamentos
- Boas práticas de higiene e segurança
*Atividades Práticas*:
- Prática de arrumação de camas e limpeza de quartos
- Demonstração de uso correto de produtos e equipamentos
Bibliografia Sugerida:
- PEREIRA, Ana. "Manual de Limpeza e Arrumação em Hotelaria". Editora Ciência Moderna, 2017.
Módulo 4: Guia de Turismo (4h)
*Objetivo*: Capacitar para a condução de grupos turísticos e interpretação de pontos turísticos.
*Conteúdo*:
- Funções e responsabilidades de um guia de turismo
- Planejamento de roteiros turísticos
- Técnicas de comunicação e interpretação
- Gestão de grupos e atendimento a diferentes perfis de turistas
*Atividades Práticas*:
- Elaboração e apresentação de roteiros turísticos
- Simulação de condução de grupos turísticos
Bibliografia
Sugerida:Documento assinado eletronicamente por: MARIA GLORIA MATOS
BATISTA em 26/07/2024, às 13:47 JESSIVANIA SILVEIRA MARTINS em
26/07/2024, às 13:25 (horário local do Estado do Ceará),
conforme disposto no Decreto Estadual nº 34.097, de 8 de junho de 2021.
Para
conferir, acesse o site https://suite.ce.gov.br/validar-documento e
informe o código 24F9-35D9-0D44-413A.- ALMEIDA, Carlos. "Guia de
Turismo: Teoria e Prática". Editora Senai, 2019.
Módulo 5: Atendimento ao Cliente e Hospitalidade (2h)
*Objetivo*: Desenvolver habilidades de atendimento e hospitalidade.
*Conteúdo*:
- Conceitos de hospitalidade e atendimento ao cliente
- Técnicas de comunicação e relacionamento interpessoal
- Resolução de conflitos e gestão de reclamações
- Importância do feedback do cliente
*Atividades Práticas*:
- Role-playing de situações de atendimento ao cliente
- Exercícios de escuta ativa e comunicação eficaz
Bibliografia Sugerida:
- MARTINS, Paulo. "Excelência no Atendimento ao Cliente". Editora Técnica, 2020.
Módulo 6: Boas Práticas e Sustentabilidade no Turismo (2h)
*Objetivo*: Ensinar as boas práticas e a importância da sustentabilidade no turismo.
*Conteúdo*:
- Princípios de sustentabilidade no turismo
- Boas práticas ambientais e sociais
- Ética e responsabilidade profissional no turismo
- Documentação e relatórios técnicos
*Atividades Práticas*:
- Estudo de casos de boas práticas em turismo sustentável
- Elaboração de um plano de ação sustentável para um hotel ou roteiro turístico
Bibliografia Sugerida:- LIMA, Fernanda. "Sustentabilidade no Turismo". Editora Senac, 2018.
Módulo 7: Avaliação e Conclusão (2h)
*Objetivo*: Avaliar o conhecimento adquirido e concluir o curso com uma prática integradora.
*Conteúdo*:
- Revisão dos principais conceitos e práticas
- Prova teórica e prática
- Feedback individual e em grupo
- Cerimônia de encerramento e entrega de certificados
*Atividades Práticas*:- Prova teórica com questões objetivas
- Prova prática simulando atividades de recepção, camareira e guia de turismo
- Discussão em grupo sobre desafios e soluções encontradas
Bibliografia Sugerida:
- CASTRO, Maria. "Introdução ao Turismo: Teoria e Prática". Editora Senac, 2018.
- SILVA, João. "Recepção em Hotelaria: Técnicas e Práticas". Editora Técnica, 2019.
- PEREIRA, Ana. "Manual de Limpeza e Arrumação em Hotelaria". Editora Ciência Moderna, 2017.
- ALMEIDA, Carlos. "Guia de Turismo: Teoria e Prática". Editora Senai, 2019.
- MARTINS, Paulo. "Excelência no Atendimento ao Cliente". Editora Técnica, 2020.
- LIMA, Fernanda. "Sustentabilidade no Turismo". Editora Senac, 2018.
CONEXÃO DE INTERNET
Conexão de banda larga de 1Mbps ou superior.
SOFTWARE
- Windows XP, Vista ou superior com as atualizações mais recentes instaladas.
- Chrome, Firefox, Internet Explorer 11 ou superior
SEU COMPUTADOR
- Processador 2.0 GHz ou superior.
- Memória RAM 512 Mb para WIndows XP, 1Gb para Windows Vista ou superior.
- Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board.
- HD com 10Gb livres.
- Monitor 800x600 pixels.
MOBILE
- Android 4.1 ou superior
- IOS 8 ou superior
Importante: Independentemente do tipo do seu navegador, você precisa estar com os cookies ativados. Ative também o JavaScript, se for compatível com seu navegador. Para melhor experiência, recomendamos ao usuário a utilização do Chrome ou Firefox.
Sobre a disponibilização
Seu acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após
a confirmação da compra.