Descrição
CURSO DE GAMIFICAÇÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA MULHERES
Duração: 4 horas
Objetivo do Curso: Capacitar mulheres com conhecimentos e habilidades fundamentais em gamificação aplicada à tecnologia da informação, com foco em atividades práticas e estratégias para implementar a gamificação em projetos e processos.
Conteúdo Programático
Módulo 1: Introdução à Gamificação (30min)
Objetivo:
Apresentar os conceitos básicos e a importância da gamificação.
Conteúdo:
- Definição de gamificação
- História e evolução da gamificação
- Benefícios e aplicações da gamificação em TI
- Exemplos de gamificação em diferentes contextos
Atividades Práticas:
- Discussão em grupo sobre experiências pessoais com gamificação
Bibliografia Sugerida:
- ZICHERMANN, Gabe; CUNNINGHAM, Christopher. "Gamification by Design". O'Reilly Media, 2011.
Módulo 2: Elementos e Dinâmicas de Gamificação (1h)
Objetivo: Entender os principais elementos e dinâmicas da gamificação e como aplicá-los.
Conteúdo:
- Elementos de gamificação (pontos, badges, leaderboards)
- Dinâmicas de jogo (recompensas, desafios, feedback)
- Psicologia do usuário e motivação
- Ferramentas e plataformas de gamificação
Atividades Práticas:
- Identificação e análise de elementos de gamificação em aplicações existentes
- Criação de um esboço de sistema de pontos e recompensas
Bibliografia Sugerida:
- DETERDING, Sebastian. "Gamification: Using Game Design Elements in Non-Gaming Contexts". Springer, 2014.
Módulo 3: Planejamento de Projetos de Gamificação (1h)
Objetivo:
Capacitar para o planejamento estratégico de projetos de gamificação.
Conteúdo:
- Definição de objetivos e metas - Identificação do público-alvo
- Estruturação de um plano de gamificação
- Ferramentas de gestão de projetos (Trello, Asana)
Atividades Práticas:
- Planejamento de um projeto de gamificação para um caso de estudo
- Uso de ferramentas de gestão de projetos para organizar o plano
Bibliografia Sugerida:
- WERBACH, Kevin; HUNTER, Dan. "For the Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business". Wharton Digital Press, 2012.
Módulo 4: Implementação e Avaliação de Gamificação (1h)
Objetivo:
Ensinar a implementar e avaliar a eficácia de um projeto de gamificação.
Conteúdo:
- Técnicas de implementação de gamificação
- Integração com sistemas existentes
- Métricas e indicadores de sucesso
- Feedback e melhorias contínuas
Atividades Práticas:
- Implementação de um sistema de gamificação simples em uma plataforma escolhida
- Análise de métricas e feedback para avaliar a eficácia
Bibliografia Sugerida:
- MARCZESKI, Andrzej. "Even Ninja Monkeys Like to Play: Gamification, Game Thinking & Motivational Design". CreateSpace Independent Publishing, 2015.
Módulo 5: Avaliação e Conclusão (30 min)
Objetivo:
Avaliar o conhecimento adquirido e concluir o curso com uma prática integradora.
Conteúdo:
- Revisão dos principais conceitos e práticas
- Prova prática de planejamento e implementação de gamificação
- Feedback individual e em grupo
- Cerimônia de encerramento e entrega de certificados
Atividades Práticas:
- Elaboração de um plano de gamificação completo
- Implementação prática de um elemento de gamificação
- Discussão em grupo sobre desafios e soluções encontradas
Bibliografia Sugerida:
- ZICHERMANN, Gabe; CUNNINGHAM, Christopher. "Gamification by Design". O'Reilly Media, 2011.
- DETERDING, Sebastian. "Gamification: Using Game Design Elements in Non-Gaming Contexts". Springer, 2014.- WERBACH, Kevin; HUNTER, Dan. "For the Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business". Wharton Digital Press, 2012.
- - MARCZESKI, Andrzej. "Even Ninja Monkeys Like to Play: Gamification, Game Thinking & Motivational Design". CreateSpace Independent Publishing, 2015.
Este curso foi desenhado para proporcionar uma formação prática e eficiente em gamificação,
capacitando as participantes a aplicarem estratégias de gamificação em projetos de tecnologia da
informação de forma autônoma e profissional.
CONEXÃO DE INTERNET
Conexão de banda larga de 1Mbps ou superior.
SOFTWARE
- Windows XP, Vista ou superior com as atualizações mais recentes instaladas.
- Chrome, Firefox, Internet Explorer 11 ou superior
SEU COMPUTADOR
- Processador 2.0 GHz ou superior.
- Memória RAM 512 Mb para WIndows XP, 1Gb para Windows Vista ou superior.
- Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board.
- HD com 10Gb livres.
- Monitor 800x600 pixels.
MOBILE
- Android 4.1 ou superior
- IOS 8 ou superior
Importante: Independentemente do tipo do seu navegador, você precisa estar com os cookies ativados. Ative também o JavaScript, se for compatível com seu navegador. Para melhor experiência, recomendamos ao usuário a utilização do Chrome ou Firefox.
Sobre a disponibilização
Seu acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após
a confirmação da compra.