CURSO GAMEFICAÇÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA MULHERES JUAZEIRO DO NORTE

CURSO GAMIFICAÇÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA MULHERES JUAZEIRO DO NORTE

Descrição

CURSO DE GAMIFICAÇÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA MULHERES

Duração: 4 horas 

Objetivo do Curso: Capacitar mulheres com conhecimentos e habilidades fundamentais em gamificação aplicada à tecnologia da informação, com foco em atividades práticas e estratégias para implementar a gamificação em projetos e processos.

Conteúdo Programático

Módulo 1: Introdução à Gamificação (30min) 

Objetivo: 

Apresentar os conceitos básicos e a importância da gamificação. 

Conteúdo: 

  • Definição de gamificação
  • História e evolução da gamificação
  • Benefícios e aplicações da gamificação em TI
  • Exemplos de gamificação em diferentes contextos 


Atividades Práticas

  • Discussão em grupo sobre experiências pessoais com gamificação 

Bibliografia Sugerida:

  • ZICHERMANN, Gabe; CUNNINGHAM, Christopher. "Gamification by Design". O'Reilly Media, 2011. 

Módulo 2: Elementos e Dinâmicas de Gamificação (1h)

Objetivo: Entender os principais elementos e dinâmicas da gamificação e como aplicá-los. 

Conteúdo:

  • Elementos de gamificação (pontos, badges, leaderboards)
  • Dinâmicas de jogo (recompensas, desafios, feedback) 
  • Psicologia do usuário e motivação 
  • Ferramentas e plataformas de gamificação

Atividades Práticas: 

  • Identificação e análise de elementos de gamificação em aplicações existentes 
  • Criação de um esboço de sistema de pontos e recompensas 

Bibliografia Sugerida: 

  • DETERDING, Sebastian. "Gamification: Using Game Design Elements in Non-Gaming Contexts". Springer, 2014.

Módulo 3: Planejamento de Projetos de Gamificação (1h)

Objetivo: 

Capacitar para o planejamento estratégico de projetos de gamificação. 

Conteúdo: 

  • Definição de objetivos e metas - Identificação do público-alvo
  • Estruturação de um plano de gamificação
  • Ferramentas de gestão de projetos (Trello, Asana)

Atividades Práticas:

  • Planejamento de um projeto de gamificação para um caso de estudo
  • Uso de ferramentas de gestão de projetos para organizar o plano 

Bibliografia Sugerida:

  • WERBACH, Kevin; HUNTER, Dan. "For the Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business". Wharton Digital Press, 2012. 

Módulo 4: Implementação e Avaliação de Gamificação (1h)

Objetivo: 

Ensinar a implementar e avaliar a eficácia de um projeto de gamificação.

Conteúdo: 

  • Técnicas de implementação de gamificação 
  • Integração com sistemas existentes 
  • Métricas e indicadores de sucesso 
  • Feedback e melhorias contínuas

Atividades Práticas:

  • Implementação de um sistema de gamificação simples em uma plataforma escolhida
  • Análise de métricas e feedback para avaliar a eficácia 

Bibliografia Sugerida: 

  • MARCZESKI, Andrzej. "Even Ninja Monkeys Like to Play: Gamification, Game Thinking & Motivational Design". CreateSpace Independent Publishing, 2015. 

Módulo 5: Avaliação e Conclusão (30 min) 

Objetivo: 

Avaliar o conhecimento adquirido e concluir o curso com uma prática integradora. 

Conteúdo: 

  • Revisão dos principais conceitos e práticas 
  • Prova prática de planejamento e implementação de gamificação 
  • Feedback individual e em grupo 
  • Cerimônia de encerramento e entrega de certificados

Atividades Práticas: 

  • Elaboração de um plano de gamificação completo 
  • Implementação prática de um elemento de gamificação
  • Discussão em grupo sobre desafios e soluções encontradas 

Bibliografia Sugerida: 

  • ZICHERMANN, Gabe; CUNNINGHAM, Christopher. "Gamification by Design". O'Reilly Media, 2011. 
  • DETERDING, Sebastian. "Gamification: Using Game Design Elements in Non-Gaming Contexts". Springer, 2014.- WERBACH, Kevin; HUNTER, Dan. "For the Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business". Wharton Digital Press, 2012. 
  • - MARCZESKI, Andrzej. "Even Ninja Monkeys Like to Play: Gamification, Game Thinking & Motivational Design". CreateSpace Independent Publishing, 2015. 

Este curso foi desenhado para proporcionar uma formação prática e eficiente em gamificação, capacitando as participantes a aplicarem estratégias de gamificação em projetos de tecnologia da informação de forma autônoma e profissional. 

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Requisitos de Acesso
CONEXÃO DE INTERNET

Conexão de banda larga de 1Mbps ou superior.

SOFTWARE
  1. Windows XP, Vista ou superior com as atualizações mais recentes instaladas.
  2. Chrome, Firefox, Internet Explorer 11 ou superior
SEU COMPUTADOR
  1. Processador 2.0 GHz ou superior.
  2. Memória RAM 512 Mb para WIndows XP, 1Gb para Windows Vista ou superior.
  3. Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board.
  4. HD com 10Gb livres.
  5. Monitor 800x600 pixels.
MOBILE
  1. Android 4.1 ou superior
  2. IOS 8 ou superior

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